Matriz de Ansoff


Senhoras e Senhores futuros gestores. Venho agora apresentar a Matriz de Ansoff. Uma ferramenta que irá contribuir quando você for reunir sua equipe e discutir sobre as estratégias de marketing que sua empresa deverá implantar.



Igor Ansoff (1918-2002) foi um consultor e professor russo, conhecido como o pai de gestão estratégica, por conta do seu livro Estratégia Corporativa, publicado em 1965.

A Matriz, muito utilizada nas empresas que se preocupam no desenvolvimento constante das estratégias, é basicamente formada por duas grande variáveis: Mercado Produto. Completa-se, no entanto, a lógica desta linha de raciocínio a 'existência' ou 'não existência' dos produtos ou mercados em análise. Veja como isso tudo fica em uma só matriz:


É simples:

  • Se o seu produto ou serviço já existe e o mercado onde seu produto está em circulação também já existe, são necessárias estratégias que "insistam"nos benefícios que os mesmos possuem. É como se você chegasse para um cliente que já possui e o lembrasse de como é bom tê-lo sempre como cliente. Não deixe que o mercado te esqueça, fale sobre sua marca sempre que necessário;
  • caso sua empresa queira inserir novos produtos ou serviços em um mercado de clientes que já conhecem sua empresa, a estratégia é desenvolver o produto, principalmente, em termos de INOVAÇÃO, porque, é claro, o cliente sempre irá comparar o seu produto antigo, com o produto novo, que sua empresa está oferecendo a ele;
  • já, quando o mercado é novo para um produto que já existe, em outros mercados, é bom que você combine com sua equipe de estrategistas a melhor forma de "educar" esse novo mercado para o consumo dos seus produtos;
  • agora, se o mercado é novo e o produto é novo, aí meu amigo, o negócio é DIVERSIFICAR! Isso exige uma alta concentração de capital intelectual em uma só equipe (como em todas as situações!). Porém, neste caso, as energias estão focadas para um novo consumidor, que nunca experimentou esse tipo de produto ou serviço. Olha que tarefa hein!
É importante deixar claro que essa Matriz funciona como um mapa mental que irá conduzir as discussões de sua equipe e ajudar na tomada de decisões. Isso não é um programa de computador. 

Ou você tem gente que gosta de gente em sua equipe; pessoas que são focadas não no produto, mas sim nas ESTRATÉGIAS ou, sinceramente, aproveite este texto só para mais um copia e cola que seu professor pediu em sala!

0 comentários:

 
;