Matriz BCG


Como já tratamos em sala de aula, a Matriz BCG, ajuda o gestor a estabelecer estratégias de mercado para produtos, de acordo com a fase em que este produto se encontra. Basicamente, podemos identificar os produtos ou serviços, nesta matriz, da seguinte forma:

  • Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;
  • Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.
  • Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.
  • Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.
É importante aproveitar este contexto e levar para a sua profissão a SUA maneira de analisar o mercado. De posse destas informações da matriz BCG, minhas queridas e queridos Engenheiros, podemos desenvolver gráficos, diagramas, bastando para isso criar nossos padrões, como fizemos em sala de aula.

Abraço.

Professor Fabrício Longuinhos.

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