Matriz SWOT


Olá Senhoras e Senhores Engenheiros Ambientais e Elétricos do IFBA, hoje vamos nos informar sobre uma técnica, bastante utilizada na gestão empresarial e que pode facilitar bastante a tomada de decisão dos gestores, simplesmente porque ajuda na identificação de Pontos Forte e Fracos frente às Oportunidades e Ameaças de mercado.

Mas antes precisamos definir o que seria cada variável:
  • Pontos Fortes são todos aquelas situações internas da empresa em que ela faz bem feito. Espera-e, por exemplo, que o negócio central da organização, aquilo para o qual a mesma foi criada, seja um ponto forte da mesma.
  • Pontos Fracos ao contrário, pode estar não ligado diretamente ao negócio central da organização, portanto, são atividades que ela poderia terceirizar para focar suas energias em pontos fortes.
  • Oportunidades acontecem a nossa volta! Uns conseguem perceber além das técnicas e aproveitam oportunidades. São basicamente as tendências de mercado que, para seu negócio, podem ser uma ótima chance.
  • Ameaças são, também, tendências de mercado (porque não depende da sua vontade de empresário), porém, podem atrapalhar seu negócio, em pequena ou grande escala.
Agora o que precisamos fazer é organizar todas essas informações em índices que darão importância aos pontos fortes ou fracos, frente as oportunidades e ameaças do mercado.

Em sala explico melhor.

Abraço,

Professor Fabrício Longuinhos.

0 comentários:

 
;