Qualidade Total


Olá pessoa, quero aqui mostrar de forma bem simples, algumas considerações a respeito de Qualidade Total em uma empresa. Será importante, neste sentido, entendermos o que seria administração por funções e por processos.

Bem, administrar por funções é valorizar a hierarquia acima, inclusive, da agilidade de um processo. Não que funções não devam existir, mas é importante que um cargo não seja mais valioso que um resultado para o mercado. Administrar por funções exige da equipe, uma obediência forte ao chefe. Manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Uma administração voltada à análise dos processos busca eficiência do meio para melhoria da qualidade fim. Destacando cada passo para a realização de um processo, podemos verificar os "gargalos" que precisam ser arrumados para que o fluxo das atividades andem com mais facilidade, evitando perdas de tempo, dinheiro e energia.

Para a adaptação da empresa em uma modelo de gestão focado em processos, é necessário que se faça uma reengenharia do seu modelo de gestão. A reengenharia questiona toda a forma de trabalhar de uma organização, gerando uma redefinição total de processos. Por este motivo, a sua utilização e implementação precisa passar primeiro por um processo de definição de estratégia e recolhimento de informações sobre necessidades e expectativas dos stakeholders, a fim de mapear os processos que requerem melhorias. Feito isso, os gestores poderão vislumbrar quais são os pontos que devem ser otimizados e os que serão descartados, caso não tenham valor real para a organização.

São alguma das características da gestão da qualidade total:

  • Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;
  • Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro continuo obtido com o domínio da qualidade;
  • Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais elevada prioridade (Pareto);
  • Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em fatos;
  • Administrar a empresa ao longo do processo e não apenas por resultados;
  • O cliente é Rei. Não se permitir servi-lo se não com produtos/serviços de qualidade;
  • A prevenção é muito importante.
  • Evitar que um problema se repita;

0 comentários:

 
;