Uma Breve História - das tarefas aos organogramas!


A administração de empresas é um conjunto de teorias que cresce a cada dia. Não apenas para estudantes da área de gestão como para todos interessados em inovação de procedimentos, tecnologias e maneiras de se relacionar com o ser humano, seja ele cliente, fornecedor ou a sociedade em geral.

Frederick Wilson Taylor foi o autor precursor dos estudos da administração. Em 1903 o engenheiro americano lançou seu livro 'Administração de Oficinas', onde tratava de assuntos relacionados com a racionalização do trabalho operário, estudando os 'tempos e movimentos' dos processos de produção. Claude S. Geoge Jr., autor do livro a história do pensamento administrativo, salienta em essência, o que procurou dizer esta primeira obra de Taylor:

1. O objetivo de uma boa administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.

2. Para realizar esse objetivo, a administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris.

3. Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas.

4. Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida.

5. Uma atmosfera de íntima e cordial cooperação teria de ser cultivada entre a administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos outros princípios por ele mencionados.

Em um segundo momento, Taylor publicou o livro Administração Científica onde concluiu que a racionalização do trabalho deveria ser acompanhada da estruturação da empresa. O foco, apesar disso, ainda era no indivíduo. A administração passa a ser estudada em sua forma geral, em sua forma científica.

Fayol, engenheiro francês, marcou o início da administração clássica com seu livro Administração Industrial e Geral. Seu foco foi a estrutura organizacional das empresas (e não mais os indivíduos). Seus conceitos ficaram conhecidos como "fisiológicos", já que trata toda empresa como "organismo vivo".

Nesse sentido percebemos, ao estudar a teoria geral da administração, e traduzí-la para a prática, os seguintes conceitos e ferramentas:

1 - Toda empresa é um rede de contatos constituída por um conjunto de tarefas que devem ser constantemente monitoradas para eliminação do que for inútil e valorização das atividades úteis. As organizações buscam eficiência. Esse é o negócio!

2 - As tarfeas úteis reorganizadas formam uma sequência que geram os resultados. Por exemplo, nenhum cliente vai poder pagar pelo produto (final do processo de venda), se ele não for atendido (início do processo de venda). Esta sequência de atividades necessárias é chamada de 'fluxograma' (veja um exemplo de fluxograma).

3 - Com os fluxogramas claramente apresentados o administrador terá condições de identificar cada fase dos seus processos administrativos internos e assim corrigir falhas e otimizar acertos.

4 - Ademais, com seus fluxos identificados, a empresa terá informações sobre quais funções necessárias para executar cada tarefa e quais cargos e perfis que mais se adequam a esta função. A organização de forma hierárquica de todas as funções chegamos ao 'organograma'. (veja um exemplo de organograma).

Veja também esses dois vídeos:

Tempos Modernos
Administração Científica

1 comentários:

 
;